quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Enfrentar as cólicas

Muito se fala das cólicas, como são dolorosas, aflitivas, o sofrimento que causam aos nossos príncipes e infelizmente ao há uma "cura" por assim dizer porque os bebes são todos diferentes, cada um reage a sua maneira, uns têm cólicas outros nem por isso. Muitas mães durante a amamentação, evitam os ditos alimentos que aumentam as possibilidades do bebê ter cólicas, outras continuam a comer de tudo um pouco e ate exageram e os bebes nem uma cólica apresentam. Cada um é como cada qual.
Durante a gravidez fui fiel a todos os mitos, raramente bebia refrigerantes, não como marisco que tanto adoro, café nem pensar, chá só de camomila e cidreia, Sushi nem vê lo.. Enfim, uma data de sacrifícios que valeram muito a pena. Como não era imune a toxoplasmose também  não podia comer carnes cruas ou mal passadas o que me custou muito pois sou grande apreciadora, de tanto comer até pensava que seria imune mas não foi o caso. 
Quando tive alta, a enfermeira disse me que podia comer de tudo que isso era antigamente e que agora as coisas são diferentes. Ainda pensei em ir directa para o Sushi mas algo dentro de mim foi mais forte e to até agora a aguentar. Na verdade sempre tive o ok do médico porque o problema do Sushi é se o peixe não for fresco, preferi não arriscar. Fui lambona para o salmão fumado e matei as saudades todas acompanhado de um bela salada.
O cenário mudou quando fui as urgências com o bebê e a médica disse que tudo passa para o leite e que não posso comer isto e aquilo e etc etc, pronto aguenta mais um bocado estômago. Quando fui as urgências foi para confirmar que ele tinha mesmo cólicas. Uma das enfermeiras, ainda quando estava internada, disse me que as cólicas até podem vir do excesso de barulho e como ele teve excesso de visitas... Cá pra mim ela queria apenas que eu descansasse e disse me isso para eu ter medo. O certo é    que o rafa na segunda noite já tinha cólicas. Tivemos de fazer massagens, utilizar a canula do babygel e ele lá foi deitando qualquer coisinha. Tava destinado ele ter porque eu não tinha comido nada de especial.
Pior foi chegar a casa e enfrentar as cólicas. Foram noites de desespero, eu cortei tudo que li que fazia mal, ele coitadinho continuava com o seu choro aflitivo que só passava com colinho e muitas vezes maminha. Cheguei mesmo a pensar que não ia aguentar tantas noites sem dormir, o cansaço era tão grande que só me apetecia gritar, a paciência essa já tava tão esgotada. Ele mesmo com o seu sofrimento sorria como se sentisse que precisávamos de renovar forças e assim conseguíamos aguentar, ansiosos pelos 3 meses onde tudo supostamente ia passar.
Experimentamos algumas coisas, o colimil foi dado pela médica em caso de necessidade mas ele assim que provou deitou tudo fora. O aero om que foi dado na maternidade era o único que resultava mas apenas por alguns minutos, acalmava apenas isso. Tentamos também  o infacalm, que é a versão portuguesa do infacol mas nessa noite por coincidência ou não ele só gritava como se tivesse feito pior. Claro que não sabemos se foi do medicamento ou não uma vez que não tem efeito imediato. Mas desistimos logo. É relativo, há bebes que dão se bem outros que não, é uma questão de ir tentando mas o que acabou mesmo por resultar foi a paciência e muitas massagens. Os bebes sentem imenso a nossa energia e é importante ganhar forças por eles e ter paciência porque eles coitadinhos não têm culpa. Quando sentia que ia explodir, ia lá pra fora uns minutos pra ganhar forças enquanto ele ficava com o pai. Voltava com uma energia diferente, ria, cantava e fazia as massagens que me ensinaram no centro mais outras que vimos na net e nessas noites ele dormia melhor, sempre depois das 4 da manhã. Por isso é uma questão de sorte, sortudos os bebes que não passam por isso.
Perto dos 3 meses o R. começou a dormir melhor, dormia 7/8 e até mesmo 9 horas seguidas o que deu pra descansarmos um pouco. Na semana seguinte dormiu menos horas e acordava de 3 em 3, menos mal. Agora tem tado a dormir 5/6 horas e as vezes quando como algo diferente vai tendo uma cólica de leve. Até aos 6 meses dizem que os sonos ainda irregulares, dai ele não ter noites constantes. Além  das cólicas, que sabíamos que eram porque ele contorcia se todo e tinha um choro diferente, concluímos que ele também tinha os sonos trocados. 
Importante é que aos poucos ele vai dormindo melhor e sempre que o deito só peço que durma pelo menos 3 horas seguidas para descansarmos todos.

Nenhum comentário: