domingo, 19 de janeiro de 2014

Amamentar

Quando engravidei pensei que fosse "herdar" a genética toda da família: parto normal, barriga pequena, estrias zero.. Mas não, foi tudo ao contrário.
Cesariana, barriga enorme e estrias a darem o ar da sua graça.
Quando as coisas começaram a tomar um rumo diferente pensei que só faltava não ter leite. Bem, aí e graças a Deus, foi igual. Comecei a ter o colostro muito cedo e já na primeira noite, tive logo leite para dar ao bebê. 
Cada dia que passa só peço para conseguir chegar pelo menos aos 6 meses, já vou nos 4 e meio e não podia estar mais feliz.
Parto cesariana até aceito mas agora que sei o que é acredito que me ia custar imenso não ter essa intimidade com o meu bebê.
Nunca pensei na hipótese de não dar de mamar sequer, sei que muitas mães o fazem e não as crítico,cada um sabe o que é melhor pra si, sinto me muito sortuda por ter tido essa grande oportunidade.
De todos os momentos que tenho com o meu filhote esse é o que mais aprecio. Vê lo tão ansiosa pra comer, a carinha de satisfação, a meiguice no olhar, as festinhas no peito e aquela expressão de quem se está a deliciar por completo, é sem dúvida priceless! É uma dádiva enorme ser mãe, ter a capacidade de amamentar então, é o meu momento preferido.
Tenho pena das mães que não conseguem dar de mamar por motivos que até elas desconhecem, sei que muitas ficam de rastos mas infelizmente nem tudo corre como queremos e ainda que tenha de se recorrer ao leite de lata o que importa é que eles continuem a crescer cheios de saúde. Muitas não dão porque o leite não desce, as vezes o bebê não aumenta o peso e é necessário acrescentar o suplemento , e há quem decida que não quer amamentar e pronto. É preciso respeitarmos as decisões de todos, claro que motivos como :" o peito vai partir ou vou ter de abdicar de álcool mais 6 meses no mínimo " para mim são inválidos. Desde a gravidez que não bebo e não como certos alimentos, sim custa mas é tudo uma questão de hábito, o nosso organismo acaba por nem se lembrar que quer certas coisas. É um sacrifício fantástico e gratificante, ver o nosso bebê bem nutrido e com mais defesas é do melhor. Sem contar que é o melhor alimento do mundo para o bebê, é de graça, já ta a temperatura ideal, não é preciso andar com a casa as costas,termo,caixinhas e etc, ta pronto a comer.
Dos meus momentos preferidos porque vejo a fragilidade dele, a dependência e apercebo me de como sou responsável por ele.
Dos momentos mais cheios de amor do meu dia.

Nenhum comentário: